OABTO marca presença na solenidade dos 37 anos do Tribunal de Contas do Tocantins
A diretora adjunta da OAB Tocantins, Ariane de Paula Martins, representou a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins na Sessão Solene Especial em comemoração aos 37 anos do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO). A cerimônia foi realizada nesta quarta-feira (4), no auditório Brigadeiro Felipe Antônio Cardoso, na sede administrativa da Corte, em Palmas.
O evento reuniu autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de membros do sistema de controle e instituições parceiras, em uma programação marcada por homenagens e atos solenes.
Durante a solenidade, foram entregues o Colar do Mérito Governador Siqueira Campos — a mais alta honraria concedida pelo TCETO — e a Medalha do Mérito Funcional, destinada a servidores que se destacaram pelo desempenho e dedicação ao serviço público. Também foi realizada a posse solene do novo procurador-geral do Ministério Público de Contas do Tocantins (MPCTO), Marcos Antonio da Silva Modes, para o biênio 2026-2027.
Ao representar a OABTO, Ariane de Paula Martins ressaltou a relevância do Tribunal de Contas para a transparência na gestão pública, o controle dos gastos e o fortalecimento das instituições democráticas. Segundo ela, a solenidade teve um significado especial.
“A Sessão Solene que celebrou a posse do novo procurador de Contas, Dr. Marcos Modes, e os 39 anos do Tribunal de Contas — instituição essencial à democracia — foi marcada por momentos de grande significado. O discurso do Dr. Marcos foi especialmente emocionante ao relembrar sua trajetória desde a infância, com destaque para o momento em que se inscreveu na OAB/TO, como o quarto advogado registrado na Seccional, reafirmando a advocacia como sua raiz e ponto de partida. Também parabenizo os homenageados com o Colar Siqueira Campos e a Medalha do Mérito Funcional, reconhecimentos que valorizam trajetórias de dedicação ao serviço público. Reitero, ainda, o compromisso da OAB/TO com o diálogo permanente, o respeito institucional e a construção conjunta de soluções em favor do interesse público”, destacou a diretora adjunta da OABTO.
Criado pela Lei Estadual nº 001/89, de 23 de janeiro de 1989, o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins foi instalado em 5 de maio do mesmo ano, em Miracema do Tocantins, então capital provisória do Estado. Ao longo de sua trajetória, o TCETO consolidou-se como órgão essencial no acompanhamento da aplicação dos recursos públicos e na orientação da gestão administrativa.
A presença da OABTO na celebração dos 37 anos da Corte simboliza a integração entre as instituições e o compromisso conjunto com a ética, a responsabilidade fiscal e a construção de um Estado cada vez mais transparente e eficiente.
