Diretora da CAATO toma posse como membro do STJDK representando a OAB Nacional
A advogada Thays Ferreira Pinheiro Carminati, diretora da Caixa de Assistência dos Advogados do Tocantins (CAATO), tomou posse como integrante do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional (CBKT), passando a representar o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) na corte desportiva.
A nomeação foi oficializada por meio da Resolução nº 026/2025, assinada pelo presidente do CFOAB, Beto Simonetti, que designou Thays Carminati como membro titular do tribunal. Para a função de suplente, foi indicado o advogado Marcio André de Amorim Gomes (OAB/RO 4458).
A indicação ocorreu após solicitação formal da Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional, que requisitou ao CFOAB a nomeação de representantes para compor o STJD da entidade.
A diretora da CAATO, Thays Ferreira, agradeceu a indicação para fazer parte da Corte Suprema Desportiva. “No dia 24/01/2026 escrevi uma página inédita na história da advocacia e do karatê tocantinense. Fui empossada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva Karatê (STJDK), representando o Conselho Federal da OAB. Sou a primeira mulher, primeira advogada da OAB Tocantins e primeira karateca do Estado a ocupar esse lugar. Levo comigo a força da minha trajetória, o compromisso com a justiça e o orgulho de representar a advocacia e o karatê do Tocantins nacionalmente. Por mais mulheres, mais voz, mais justiça no esporte. Agradeço a confiança do Conselho Federal da OAB na pessoa do Presidente Dr. Beto Simonetti pela designação e ao Presidente da seccional OAB/TO Dr. Gedeon Pitaluga pela confiança, reforçando meu compromisso com a ética, o respeito às normas e a promoção da justiça desportiva", destacou Thays Ferreira.
Para o presidente da OABTO, Gedeon Pitaluga, essa posse no STJDK demonstra a representação nacional qualificada da advocacia tocantinense e nos orgulha especialmente por ser exercida por uma dirigente da advocacia feminina.
O STJTK
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva é responsável por julgar, em última instância, questões disciplinares e administrativas relacionadas às competições e à organização da modalidade em âmbito nacional. A presença de representantes indicados pela OAB assegura a observância dos princípios jurídicos e do devido processo legal nas decisões da Justiça Desportiva.
Com a posse, Thays Carminati passa a integrar o colegiado responsável por analisar recursos e processos envolvendo atletas, dirigentes, entidades e demais integrantes do sistema desportivo ligado ao karatê-dô tradicional. A participação de uma representante da advocacia tocantinense reforça a presença da região Norte em instâncias nacionais do esporte e evidencia a contribuição da OAB para o fortalecimento da governança e da legalidade no meio esportivo.