Papel da OABTO na promoção da integridade pública é destaque em encontro de gestores públicos
A coordenadora de Fiscalização da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OABTO), Katia Macedo, participou como palestrante da 6ª edição do Encontro dos Servidores da Carreira de Gestor Público do Estado do Tocantins, realizado nesta quarta-feira, 26, pela Associação dos Gestores Públicos do Tocantins (Agesto), com apoio da Assembleia Legislativa (Aleto).
Durante sua fala, Katia Macedo ressaltou a importância da OAB como agente de controle social, reforçando o compromisso institucional da Ordem com a defesa da transparência, da ética e do interesse público. Ela destacou que a OAB exerce papel fundamental na fiscalização da administração pública, no incentivo à cultura de integridade e na participação ativa em ações que fortalecem o ambiente democrático.
“Participar deste encontro com gestores públicos do Tocantins é uma oportunidade valiosa para reforçar a relevância da integridade no serviço público. Discutir esse tema é essencial para fortalecer a confiança da sociedade nas instituições e aprimorar a entrega de políticas públicas eficientes e responsáveis. A presença da OABTO neste diálogo demonstra nosso compromisso permanente com a ética, a transparência e a legalidade, pilares fundamentais para uma administração pública moderna e comprometida com o cidadão. Estamos aqui para somar, orientar e construir, junto aos gestores, caminhos mais seguros e íntegros para o Tocantins”, destacou a Coordenadora de Fiscalização.
O encontro, realizado na sala de reuniões da Presidência da Aleto, reuniu servidores e especialistas para discutir temas centrais da administração pública, como gestão de riscos, integridade no serviço público, políticas públicas para estados em desenvolvimento e planejamento estratégico.
Manifesto
Além da participação no evento, a OABTO também é signatária do Manifesto de Apoio à Criação de Carreira Própria para o Cargo de Gestor Público do Governo do Tocantins, documento apresentado pela Agesto e subscrito por entidades profissionais do Estado. O manifesto reconhece a importância estratégica dos gestores públicos no desenvolvimento socioeconômico do Tocantins e defende a institucionalização de uma carreira própria como forma de garantir continuidade, eficiência e responsabilidade na gestão pública.