ABRASTT busca OABTO para parceria que tratará sobre saúde mental no ambiente de trabalho
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, Gedeon Pitaluga, recebeu nesta segunda-feira, 5, a secretária-geral da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT), Magna Leite, e presidente da Comissão de Direito Militar, Robson Tibúrcio dos Santos.
A secretária-geral da ABRASTT entregou ao presidente da OABTO ofício a fim de propor uma parceria entre as duas entidades, com o objetivo de produzir material técnico e outras ações que possam ampliar o acesso à informação qualificada pelos trabalhadores e trabalhadoras acerca do assédio moral no trabalho, visando esclarecer conceitos, orientar sobre formas de prevenção e possíveis impactos decorrentes da exposição aos riscos psicossociais no ambiente de trabalho, orientar as medidas adequadas em caso de vivenciar situações que possam ser caracterizadas como assédio, bem como onde buscar ajuda para atenção à saúde e acesso a proteção social.
Segundo o presidente da Comissão de Direito Militar, Robson Tibúrcio dos Santos, o objetivo da parceria é trazer o debate e expor à sociedade sobre saúde mental no trabalho.
“Os casos de assédio moral e sexual nos ambientes das corporações no Tocantins que ocorreram nos últimos tempos chamam a atenção a criar uma pauta sobre o tema. Desde 2015 a gente vem trabalhando neste assunto. A ABRASTT nos procurou a fim de firmar essa parceria, em especial, devido aos casos de Burnout, para que a OAB ajude na difusão da Norma Regulamentadora 1, que trata sobre o tema da saúde mental no trabalho e outras atividades correlacionadas”, ressaltou Robson Tibúrcio.
Para o presidente da OABTO, Gedeon Pitaluga, é uma ótima oportunidade para as instituições conscientizarem sobre um tema tão importante para a toda sociedade.