Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Destaques > OAB/TO garante isenção para escritórios de advocacia de Palmas na tributação de honorários de sucumbência
Início do conteúdo da página

OAB Tocantins afirma que suspensão da Lei de aumento das custas judiciais é uma vitória de toda sociedade

Publicado: Terça, 02 Janeiro 2024 15:07 | Última Atualização: Terça, 02 Janeiro 2024 15:07 | Acessos: 916

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, Gedeon Pitaluga, afirma que este dia 30 de dezembro de 2023 é uma data marcante na defesa da cidadania e na luta pelos direitos coletivos no Tocantins.
“Dia 30 de dezembro de 2023 é a data que marca o que tenho dito há anos, que no Tocantins a OAB/TO tem levantado a voz pela cidadania”, diz Gedeon Pitaluga.
Isso porque é uma data histórica que marcou a mudança de uma Lei, aprovada na Assembleia Legislativa, que determinava um aumento abusivo das custas judiciais no Estado, sem sequer ser debatida com a OAB e a sociedade.
A Ordem dos Advogados do Brasil se levantou contra essa Lei, que atingia diretamente os direitos de acesso à Justiça, principalmente, do cidadão e da cidadã mais carente no Estado.
“Reputo que essa matéria é a mais importante enfrentada nos 5 anos em que estou na Presidência da OAB/TO e, talvez, a mais decisiva para a cidadania estadual desde 2001, há mais de vinte anos”, reforça Gedeon Pitaluga.
O presidente da Ordem também destacou a ação solitário da OAB/TO no enfrentamento contra a matéria que aumentava as custas judiciais, reforçando o papel protagonista da instituição na defesa dos direitos do cidadão tocantinense.
“Apenas a OAB Tocantins se levantou contra a aprovação dessa Lei tão nociva para a sociedade. Nenhuma outra instituição, autoridade ou órgão Estadual mencionou uma única palavra ou linha sobre o aumento de custas judiciais no Estado, mesmo todos sabendo do grande impacto financeiro e social para todo o Estado”, alegou Gedeon Pitaluga.
O presidente da OAB/TO agradeceu o apoio e a participação de todos que trabalharam em conjunto para garantir a suspensão do aumento das custas judiciais e, o que considera ser importante, a criação de um grupo de estudos com a participação efetiva da OAB na discussão do regime de custas judiciais na Justiça Estadual do Tocantins.

registrado em:
Fim do conteúdo da página