Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > OAB Tocantins participa do 5º Colégio de Ouvidores no Rio Grande do Norte
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

OAB se manifesta contra fechamento de Unidade Prisional de Formoso do Araguaia do Tocantins

  • Escrito por Julia Fernandes
  • Publicado: Quarta, 05 Abril 2023 17:15
  • Última Atualização: Quarta, 05 Abril 2023 17:15
  • Acessos: 709
imagem sem descrição.

O Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, aprovou, por unanimidade, na sessão de março, no último dia 30, a solicitação de providência na Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça do Tocantins, pelo fechamento da Unidade Penal de Formoso do Araguaia/TO.

A demanda partiu da subseção de Gurupi, representada pelo presidente, Vitor Schmitz , juntamente com a Comissão de Defesa das Prerrogativas e representantes da Comarca de Formoso do Araguaia.

Atenta à clara violação à Lei de Execução Penal, na medida em que o fechamento da unidade prisional inviabiliza o direito de visita e assistência familiar, inerente a todos os presos, comprometendo o direito à segurança pública, a Comissão de Direitos Humanos da OAB Tocantins, propôs a recomendação.

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cristian Ribas, “a realidade das pequenas unidades, como a de Formoso do Araguaia, é a mais próxima do que gostaríamos que fosse o sistema prisional. Mais próxima da garantia de remissão, do acompanhamento da família e de fiscalização da pena”, afirmou.

Cristian Ribas explicou, durante a sessão, que o documento seria no sentido de impedir o encerramento das atividades da Unidade Penal de Formoso do Araguaia e a consequente transferência dos internos para a Unidade Penal de Segurança Máxima de Cariri por parte da SECIJU.

O Conselho Penitenciário foi procurado pelos familiares de reclusos da referida unidade e também se posicionou contra o fechamento dessa Cadeia Pública, pelos mesmos motivos listados a cima.

Entenda

A cadeia conta com 11 policiais penais, 10 servidores contratados e 1 cedido pelo município. Foi recentemente reformada para se adequar à Lei de execução Penal, dessa forma remodelou o banho de sol para que houvesse mais espaço para atividades de esporte e criou leitos para que todos os presos que estivessem pudessem dormir com dignidade, fazendo com que nenhum preso durma no chão precariamente (diferente da maioria das unidades penais).

registrado em:
Fim do conteúdo da página