OABTO prestigia parceria entre DPU e Unicatolica

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins participou da assinatura de um importante convênio na sede da DPU em Palmas, no dia 30 de novembro. O acordo visa implementar o Projeto Plantão Psicológico, uma ação inovadora para tornar o atendimento da DPU mais interdisciplinar, humanizado e pessoal, com qualificação do atendimento e apoio emocional aos assistidos e colaboradores da DPU.
O projeto será executado por uma equipe composta por colaboradores, coordenador(a) e estagiários(as) do curso de Psicologia da UniCatólica. Eles estarão à disposição para oferecer suporte emergencial e acompanhamento individual ou em grupo aos assistidos da DPU, visando contribuir de maneira efetiva em situações traumáticas, como aquelas com riscos à vida, à saúde e à liberdade.
O defensor público-chefe da DPU em Palmas, Igor de Andrade Barbosa, pretende transformar o atendimento da unidade em uma referência nacional, ressaltando a importância do plantão psicológico como uma prática clínica contemporânea, capaz de oferecer um espaço de escuta e suporte emocional para aqueles que enfrentam situações traumáticas. “A proposta do plantão mostra-se como um alcance dos serviços psicológicos a uma população que talvez nunca tivesse acesso, servindo como espaço de acolhimento e de informações, auxiliando as pessoas a ter uma maior autonomia emocional, bem como um esclarecimento acerca de sua realidade social e de seus direitos enquanto cidadão”, destacou.
A reitora da UniCatólica, Andrea Carla Borim, expressou sua felicidade em celebrar o convênio, reforçando a oportunidade de proporcionar aos alunos a vivência prática da profissão e colocando os serviços da universidade à disposição da comunidade. “Obrigada a DPU pela oportunidade de trazer aos nossos alunos a vivência. Aqui na UniCatólica nós trazemos a convivência da realidade da profissão no dia a dia dos nossos alunos e queremos cada vez mais intensificar isso. Dessa forma, eu coloco a disposição não só a questão desse atendimento clínico, Plantão Psicológico, e todos os outros serviços que são possíveis através de nossos alunos à comunidade”, afirmou.
O coordenador do curso de psicologia da UniCatólica, César Ramos, enfatizou o compromisso da instituição em contribuir para a formação de profissionais com suporte técnico e humanitário, destacando o projeto como uma porta de entrada para a realização de diversas ações e pesquisas em benefício da sociedade. “O Plantão Psicológico é a nossa porta de entrada, tenho certeza que aqui poderemos desenvolver muito mais diversas ações, inclusive, pesquisas para mostrar para a sociedade o quanto as ações humanizadas elas repercutem no bem-estar da população”, disse.
A expectativa é que os atendimentos iniciem em 2024. A parceria tem duração de três anos, com possibilidade de prorrogação. Além do defensor público-chefe da DPU em Palmas, Igor de Andrade Barbosa; da reitora da UniCatólica, Andrea Carla Alves Borim; e do coordenador do curso de Psicologia da UniCatólica, César Gustavo Moraes Ramos; estiveram presentes na solenidade a pró-reitora da UniCatólica, Mariana Lacerda Barboza Melo; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Tocantins (OAB/TO), Gedeon Pitaluga; o deputado estadual Júnior GEO; e o vice-prefeito de Itaguatins (TO), Igor Neves.
Informações da Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União