OABTO articula a proposta de criação de duas varas para Palmas em visita ao TRT-10

O ouvidor-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO), Sérgio Skeff, esteve nesta terça-feira, 6, em Brasília, onde se reuniu com o juiz auxiliar da Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Dr. Rubens Curado Silveira, para tratar da criação de duas novas varas do trabalho para Palmas. Participou ainda do encontro Cláudio Garcia, secretário da Corregedoria Regional.
Segundo o ouvidor-geral, a solicitação representa um novo capítulo na atuação da OAB tocantinense em defesa do fortalecimento da Justiça do Trabalho no Estado. “Na reunião com o juiz auxiliar da corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região discutimos a criação de duas varas do trabalho em Palmas, um passo essencial para aprimorar o acesso à justiça na região e a valorização da advocacia trabalhista e fortalecimento da Justiça do Trabalho”, destacou Sérgio Skeff.
Durante o encontro, foram discutidas as necessidades estruturais e o impacto que a criação das novas varas trará para a advocacia e para os jurisdicionados da capital tocantinense. A proposta já vinha sendo amadurecida internamente pela OAB-TO e ganhou força com o encerramento do processo que envolvia a possível extinção de unidades trabalhistas no interior do estado.
“Destacamos a importância do diálogo institucional e a manutenção de um relacionamento saudável entre a OAB-TO e o Tribunal, fundamentais para a construção de soluções que atendam às necessidades da sociedade e promovam um ambiente harmonioso no sistema judiciário. Seguiremos comprometidos com a justiça e a valorização da advocacia”, afirmou Sérgio Skeff.
Varas em Guaraí e Dianópolis
Recentemente, a atuação firme e estratégica da OABTO foi decisiva para a permanência das Varas do Trabalho de Dianópolis e Guaraí, após a proposta em andamento de migração no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10).
A decisão do Tribunal de manter as unidades foi decidida em sessão plenária do último dia 29/04 e proclamada pelo Presidente da Corte, Desembargador José Ribamar Oliveira Lima Júnior, representando uma vitória histórica para a advocacia trabalhista e para o acesso à Justiça no interior do Estado.
A OABTO participou ativamente da discussão no Tribunal e de todas os debates envolvendo o tema. A mobilização incluiu audiências públicas, reuniões com desembargadores do TRT-10 e a atuação direta do presidente da Seccional, Gedeon Pitaluga, que levou ao Tribunal os argumentos em defesa da continuidade e manutenção dos serviços jurisdicionais trabalhistas nas duas cidades.