Em evento sobre Lei Maria da Penha, Priscila Madruga destaca o engajamento cívico e o papel da mulher advogada na sociedade

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, Priscila Madruga, participou, nesta quarta-feira, 6, de um evento voltado para a “Semana Estadual Maria da Penha nas Escolas”, que faz parte da comemoração ao Dia Internacional da Mulher, conta com ações preventivas para a garantia dos direitos da mulher.
A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Polícia Militar, Secretaria da Mulher, Secretaria da Segurança Pública, Universidade Federal do Tocantins e Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica.
Na programação, debate e mesas-redondas sobre o tema, que pode ser revista neste link: https://www.youtube.com/watch?v=DtuGrK_3HFU.
Mulher advogada
Em sua fala, durante a mesa-redonda “As mulheres na História e o empoderamento feminino”, a presidente Priscila Madruga destacou o papel da advocacia na defesa dos direitos das mulheres.
“Não é possível desassociar o engajamento cívico do exercício da advocacia. Porque é por meio dela que se leva voz a quem não está sendo ouvido pelo Estado. No sistema de justiça a advocacia é considerada como um pilar, como algo que de fato vai fazer com que os esquecidos sejam lembrados, ainda que por meio de uma ação, de uma provocação”, pontuou a Priscila Madruga.
A presidente ainda ressaltou as lutas enfrentadas pelas mulheres dentro da advocacia.
“Quando fazemos uma associação da advocacia como uma ferramenta de engajamento cívico veremos que dentro da própria advocacia a mulher também demorou para ter o reconhecimento de uma habilidade técnica e profissional. Hoje temos um resultado bem diferente, mas por meio de lutas, o engajamento social e da atuação das mulheres advogadas, que representando duas colegas, reconhecimento para a profissão. Se temos hoje a oportunidade de concorrermos a qualquer carreira jurídica, isso se deu por meio de muita luta”, ressaltou a presidente.
Os trabalhos realizados pelo grupo de trabalho seguirão com diversas outras atividades durante todo o ano, em busca de levar conhecimento à estudantes do Tocantins.